terça-feira, 29 de setembro de 2009

Literatura Infantil

Artigo disponível em:

 http://www.sitedeliteratura.com/Noticias/2003/vitm.htm

Em minhas pesquisas para a realização de trabalhos para a pós-graduação, encontro muitos artigos interessantes sobre a aprendizagem infantil. Nesse final de semana encontrei em uma artigo, muitas citações que me chamaram a atenção sobre a importância da literatura infantil. Divido aqui com vocês. Leiam o artigo por completo, acessando o link acima.

São vários os conceitos que se tem de Literatura Infantil, dentre eles, como o referido por CUNHA, de que "(…) Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada". (apud ALVES, 2003).

ABRAMOVICH (1997, p16) ressalta "(…) Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...". Podemos, assim, começar a compreender a importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças. Ser leitor é o meio para conhecer os diferentes tipos de textos, de vocabulários. É uma forma de ampliar o universo lingüístico. Para o "contador" de histórias, cabe o prazer de interagir com a leitura ao mesmo tempo em que oportuniza este prazer para os seus ouvintes, como reafirma AROEIRA (1996, p 141) "(…) Contar histórias é uma experiência de grande significado para quem conta e para quem ouve".

Na história, a criança se projeta momentaneamente nos personagens e penetra no mundo da fantasia, vivenciando um contato mais estreito com seus sentimentos e elaborando seus conflitos e emoções. Desta maneira, ela cresce e se desenvolve. A história funciona como uma ponte entre o real e o imaginário. Como bem o explica AROEIRA, (1996, p.141), "(…) Por meio da história, a criança observa diferentes pontos de vista, vários discursos e registros da língua. Amplia sua percepção de tempo e espaço e o seu vocabulário". Ela desenvolve a reflexão e o espírito crítico, pois a partir da leitura, "(…) Ela pode pensar, duvidar, se perguntar, questionar..." (ABRAM0VICH, 1997, p. 143). Assim sendo, CAGNETI (1995, p.23.) afirma que "(…) A Literatura Infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo".

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ALVES, V. Sitedeliteratura: O conceito de Literatura Infantil; O leitor: concepção de infância; O caráter literário na Literatura Infantil. Abril 2003 <http: /www.sitedeliteratura.com/index.htm>

AROEIRA, M. ; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de pré-escola: vida e criança:brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996, p. 167.

CAGNETI, S. Livro que te quero Livro. Rio de Janeiro: Nódica, 1996, p. 23.

Bjs…

©2007 '' Por Elke di Barros