quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Criando Monstros :(

Recebi este texto hj. E penso que foi a coisa mais coerente que li a respeito do sequestro que houve em Santo André.
Espero que vcs leiam e pensem a respeito. Qts não's vc já disse e que com certeza fizeram diferença na vida de alguém????
Bjs.
Criando Monstros
(Karina dos Santos Cabral)
O que pode criar um monstro? O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por… NADA? Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade?
O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?
O rapaz deu a resposta: "ela NÃO quis falar comigo". A garota disse NÃO, NÃO quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um NÃO. Seu desejo era mais importante. Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados.
Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o NÃO da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros NÃOS nessa história toda.
Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal seqüestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram.
Simples assim.
N Ã O.
Pelo jeito, a única que disse NÃO nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de não's. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer NÃO às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer NÃO aos maridos (e alguns maridos, temem dizer NÃO às esposas ). Pessoas têm medo de dizer NÃO aos amigos. Noras que não conseguem dizer NÃO às sogras, chefes que não dizem NÃO aos subordinados, gente que não consegue dizer NÃO aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros.
Talvez alguns não cheguem a seqüestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um NÃO, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal. Os pais dizem, "não posso traumatizar meu filho". E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes.
Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer NÃO:
Você NÃO pode bater no seu amiguinho.
NÃO, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.
NÃO, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.
NÃO, você não vai passar a madrugada na rua.
NÃO, você não vai dirigir sem carteira de habilitação.
NÃO, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.
NÃO, essas pessoas não são companhias pra você.
NÃO, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.
NÃO, aqui não é lugar para você ficar.
NÃO, você não vai faltar na escola sem estar doente.
NÃO, essa conversa não é pra você se meter.
NÃO, com isto você não vai brincar.
NÃO, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.
Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo NÃO é só deles. E aí, no primeiro NÃO que a vida dá (e a vida dá muitos) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Batem e queimam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.
Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranqüilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um NÃO. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns não's de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem.
O não protege, ensina e prepara. Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os não's que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Em novembro iremos realizar um sarau... E cada turma irá homenagear um autor da nossa cultura popular brasileira ... Eu escolhi o querido Ziraldo e ontem foi o pontapé inicial ao projetinho.

Primeiramente apresentei o autor através da biografia e realizamos atividades que envolveram: leitura, interpretação, atividades de gramática e ortografia.


ZIRALDO: A BIOGRAFIA


Pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor... Ele não pára. E se você perguntar se ele deixaria uma dessas atividades, a resposta é não. “Nunca pensei em parar de escrever, de desenhar, de editar, de fazer coisas novas. Adoro inventar”.


Esse é o mineiro Ziraldo Alves Pinto, 76 anos, autor do carismático personagem infantil Menino Maluquinho. Ele nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: assim surgiu o Zi-raldo, um nome único.
Passou a infância em Caratinga, onde cursou o Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949 foi com o avô para o Rio de Janeiro, onde cursou dois anos no MABE (Moderna Associação de Ensino). Em 1950 voltou para Caratinga para fazer o Tiro de Guerra. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais em Belo Horizonte, em 1957.
No ano seguinte casou-se com D. Vilma, após sete anos de namoro. O casal tem três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio, e quatro netos.
Ziraldo tem paixão pelo desenho desde criança. Desenhava em todos os lugares - na calçada, nas paredes, na sala de aula... Outra de suas paixões desde a infância é a leitura. Lia tudo que lhe caia nas mãos.
Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, FLICTS. Mas, tinha prioridade aos trabalhos para adultos. A partir de 1979, Ziraldo passou há dedicar mais tempo à sua antiga paixão: escrever histórias para crianças. Nesse ano publicou O Planeta Lilás, um poema de amor ao livro.
Em 1980 Ziraldo recebeu sua maior consagração como autor infantil na Bienal do Livro de São Paulo, com o lançamento de O Menino Maluquinho. O livro se transformou no maior sucesso editorial da Feira e ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em São Paulo. Esse livro foi adaptado para o teatro, cinema, etc.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Alfabeto - Atividades com a Vogal A




terça-feira, 21 de outubro de 2008

Alfabeto


quinta-feira, 16 de outubro de 2008

EBA!!! MEU 1º SELINHO!!!!


Ganhei este lindo selinho do blog Maryana´s Blog:

E fiquei muito feliz, pois é o meu 1º selinho.
Obrigada, Maryana!


Agora tenho que indicar 5 blogs para receberem o selinho.
E escolhi blogs que visito sempre e que eu admiro muito:
Blogueiras, agora é só clicar na imagem e dividir com + 5 blogs que mereçam.
Bjs!!!!! Hérika

terça-feira, 14 de outubro de 2008

15 de Outubro!!!!



Educar é doar-se


Antes de iniciar a aula
Empolgue bem o alunado,
Para que o mesmo possa
Começar de bom agrado.


O professor que é didático,
Educa e ensina bem.
Sabe dividir o tempo,
Não deixa de lado ninguém.


Para a turma ter motivação
E mais prazer em estudar,
Planeje bem suas aulas
Para proveito alcançar.


Não pense só em gramática,
Livro didático ou adição.
Mas tenha um jeito atraente,
Pode ser uma canção.


A escola é uma família
Onde todos são irmãos,
Entre educador e educando
O bom diálogo é padrão.


Não diga tudo aos alunos,
Mas deixe eles pensarem.
Pois imaginando se aprende,
Faz os mesmos espertarem.


Passe tarefas em grupos
Para eles trocarem idéias.
E conhecerem melhor
O mundo da enciclopédia.


Não seja um rotineiro,
Deixando o alunado cansar.
Mas com ética e com prazer
Saiba sempre inovar.


Ser educador ou educadora
É educar para a paz.
Faça com que seus alunos
Sejam sempre cordiais.


Conte agradáveis histórias
Do concreto e do abstrato,
Para eles questionarem
E descobrirem qual o fato.


Junte-se a outros professores,
Planejando tudo em grupo.
E leve à sala de aula
Para que possa dar frutos.


Jamais teste o aluno
Por mera avaliação mensal.
Mas observe durante o ano
Em tudo o que ele é capaz.


No provir você verá
Que educar é doar-se,
Exemplo de pai e mãe
Que nunca medem cansaço.


de Jurandir de Barros e Silva

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Jogos de Alfabetização!!!





Voltei!!!!!


Alegria - Recados Para Orkut
Estava um pouco sumida. Mas, agora estou de volta!
Bjs... Hérika

©2007 '' Por Elke di Barros