terça-feira, 28 de outubro de 2008

Em novembro iremos realizar um sarau... E cada turma irá homenagear um autor da nossa cultura popular brasileira ... Eu escolhi o querido Ziraldo e ontem foi o pontapé inicial ao projetinho.

Primeiramente apresentei o autor através da biografia e realizamos atividades que envolveram: leitura, interpretação, atividades de gramática e ortografia.


ZIRALDO: A BIOGRAFIA


Pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor... Ele não pára. E se você perguntar se ele deixaria uma dessas atividades, a resposta é não. “Nunca pensei em parar de escrever, de desenhar, de editar, de fazer coisas novas. Adoro inventar”.


Esse é o mineiro Ziraldo Alves Pinto, 76 anos, autor do carismático personagem infantil Menino Maluquinho. Ele nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: assim surgiu o Zi-raldo, um nome único.
Passou a infância em Caratinga, onde cursou o Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949 foi com o avô para o Rio de Janeiro, onde cursou dois anos no MABE (Moderna Associação de Ensino). Em 1950 voltou para Caratinga para fazer o Tiro de Guerra. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais em Belo Horizonte, em 1957.
No ano seguinte casou-se com D. Vilma, após sete anos de namoro. O casal tem três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio, e quatro netos.
Ziraldo tem paixão pelo desenho desde criança. Desenhava em todos os lugares - na calçada, nas paredes, na sala de aula... Outra de suas paixões desde a infância é a leitura. Lia tudo que lhe caia nas mãos.
Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, FLICTS. Mas, tinha prioridade aos trabalhos para adultos. A partir de 1979, Ziraldo passou há dedicar mais tempo à sua antiga paixão: escrever histórias para crianças. Nesse ano publicou O Planeta Lilás, um poema de amor ao livro.
Em 1980 Ziraldo recebeu sua maior consagração como autor infantil na Bienal do Livro de São Paulo, com o lançamento de O Menino Maluquinho. O livro se transformou no maior sucesso editorial da Feira e ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em São Paulo. Esse livro foi adaptado para o teatro, cinema, etc.

©2007 '' Por Elke di Barros