quarta-feira, 30 de julho de 2008

Projeto Poesia



Desculpem por não ter postado antes, é que as aulas começaram esta semana e tive que entregar algumas coisas que estavam pendentes. Mas estou tão empolgada: reformaram a minha sala de aula (lembram... eu dou aula em uma escola pública?!) e íremos ter que fazer um projeto e eu sou uma das responsáveis pelo projeto sobre poesias. Abaixo está um projeto, que encontrei na net, mas não sei onde Se alguém tiver alguma dica ou poesia me mande um e-mail (kiki.gibran@hotmail.com). Ficarei muito grata!!!!
Bjinhos pra vcs!!!

JUSTIFICATIVA:
O trabalho com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores.
A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos.
As poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta o público infantil e possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do conhecimento.


Projeto Poesia Leilão de Jardim

Objetivo Geral

-Contextualizar e explorar atividades de Educação Ambiental, desenvolvendo oportunidades para o despertar de atitudes conscientes de manutenção e preservação de diferentes espécies, além de promover e incentivar a interação entre pares a apropriação de conhecimentos de modo interdisciplinar e transdisciplinar.

Objetivos Específicos

-Linguagem oral e escrita
-Promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando i incentivando tais produções.
-Conhecer, reconhecer e identificar diferentes estilos de textos.
-Promover a elaboração de hipóteses e registros.
-Experimentar e participar da elaboração de textos e listas.


I – Sensibilização

-Releitura da Obra de Arte
-Questionar os alunos quanto às características do local anotando na lousa suas percepções.
-Comentar que a ilustração trata-se de uma obra-de-arte e chamar a atenção dos alunos quanto aos detalhes.


-Conversar sobre o tema Jardim, questionando-os quanto as suas características e elementos que o compõem, conforme hipótese da classe elaborando uma lista com os elementos mencionados (cartaz) em papel pardo com o nome e ilustração.

II – Apresentação

-Transcrever a poesia “Leilão de Jardim” em papel pardo. Leitura.
_Explicar às crianças as características de um texto poético.
-Ler a poesia acompanhando a escrita do cartaz sem ler o título. Questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõe, comparando-os com a lista da hipótese inicial.
-Acrescentar ou reconstruir o cartaz inicial com a nova composição dos elementos em lista.
-Se já trabalhada a ordem alfabética, pode-se organizá-la com o auxílio dos alunos.

III – Desenvolvimento

-Leitura da poesia (sem mencionar o título) e estimular os alunos a criarem um título para ela. Anotar as sugestões na lousa.
-Apresentar o título e a autora da poesia e explicar e explorar o significado da palavra leilão.
-Sugerir que observando a lista ilustrada com os elementos da poesia, os alunos produzam através de desenho e/ou pintura seu próprio jardim.
-Após a produção, fixar todas na lousa e incentivar a apreciação de cada uma delas.
-Realizar uma leitura da poesia e cobrir os elementos da lista com uma tira de papel pardo solicitando que pesquisem e recortem e/ou desenhem tais elementos para ilustrar a poesia.
-Incentivá-los a descobrir rimas e comparar o texto poético a outros. Ex. história em quadrinhos, um texto narrativo de livro infantil e jornalístico, receita e bilhete. Poderá ser confeccionado um cartaz na classe contendo tais tipos de texto para que os alunos possam perceber as diferentes estruturas e estilos.
-Após desenvolver atividades interdisciplinares sugere-se uma atividade de escrita espontânea a partir das listas produzidas.
-Construção de palavras da lista com alfabeto móvel.
-Brincadeira de forca ( na lousa) para descobrir qual a palavra da lista está sendo trabalhada.

IV- Áreas Envolvidas

-Pesquisa em livros e revistas de ilustrações de um jardim.
-Passeio pelo bairro para identificar a presença ou não de jardins nas imediações.
-Desenho de observação: O jardim que eu vi.
-Pintura de círculo e colagem de palitos para confeccionar o Sol. Contagem dos palitos.
-Apresentação de cartaz ou ilustrações de diferentes flores, incentivando a percepção de diferentes cores, formas e nomes. Desenho: As flores.
-Explorar quais formas e linhas pode ser utilizado para desenhar flores diferentes, sugerindo que alunos (que se proponham) as desenhem na lousa para observação dos amigos incentivando a linguagem e o discurso oral.
-Confecção de flores no azulejo – recorte, colagem e pintura.

-Pintura com molde vazado e montagem das flores em palitos.
-Pintura de copinho descartável de café – parte interna - e montagem de flores ( recorte).
-Mosaico. O Sol com EVA amarelo.
-Dobradura utilizando quadrados. As Borboletas com garfinhos de madeira.
-Pesquisa: Coleção Natureza: Plantas e Insetos para observação e leitura de curiosidades.
-Molde da borboleta com pintura espelhada para fantoches de palito.
-Cartaz para observação: As Borboletas
-Confecção da Borboleta utilizando diversos materiais a serem selecionados pelos próprios alunos.
-Modelagem da libélula com massinha.
-Dobradura: A Joaninha (que pode ser realizada com a garrafa PET pequena).
_Dobradura com círculos: Passarinho-Releitura da Obra de Romero Brito Butterfly
-Pintura da borboleta com legenda numérica e correspondência com cores.
Desenho: O caracol com barbante e pintura.
-Dobradura com círculos: A formiga.
-Confecção de um formigueiro – Observação e experiência.
-Sugestão de filmes; Lucas no Formigueiro e Vida de Inseto.
-Dobradura: O sapo, com círculos e impressão com as mãos.
-Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes que podem servir de referência para atividades de localização de letras ou palavras, completar ou identificar palavras nos textos: Borboletinha, Sapo Cururu, O Sapo Não Lava o Pé, A Formiguinha.

Matemática

-Identificação, transformação e produção utilizando figuras geométricas.
-Transformação de imagens tridimensionais em bidimensionais.
-Identificação de legendas e numerais.
-Quantificação de objetos e formas para a construção de diversas produções.
-Interpretar correspondência entre numerais e cores.

Artes

-Ampliação do universo cultural dos alunos promovendo o acesso às produções artísticas e obras de arte.
-Promover a transformação e elaboração de produções artísticas através do contato com diferentes materiais e técnicas.
-Ampliar a capacidade de observação incentivando o desenvolvimento de um “olhar crítico”.
_Promover a valorização, incentivo e apreciação às produções individuais e coletivas.

Música

-Explorar o repertório popular de músicas infantis, ampliando-o.
-Contextualizar atividades relacionadas à linguagem oral e escritas.
-Elaborar e compartilhar passos para a dança da música
-Desenvolvimento da compreensão rítmica e compasso para acompanhar as músicas trabalhadas.
-Joaninha Pequenina – Organizar um livrinho com tais músicas e ilustrações.

Natureza e Sociedade

-Explorar as hipóteses e resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto às características do meio ambiente de algumas espécies (insetos).
-Conhecer características físicas e biológicas de animais e plantas (habitat, cuidados, alimentação, etc.).
-Identificar e adotar atitudes de preservação.
-Atuar como agente multiplicador.
-Incentivar e promover o hábito da pesquisa e da troca de conhecimento entre os alunos.


V - Finalização

Montagem de um painel coletivo com a pintura de um jardim e enriquecê-lo com as atividades de artes desenvolvidas nas aulas.
-Audição da música Primavera da Eliana.

©2007 '' Por Elke di Barros