quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Guia do Educador: Projeto Especial






Vejam que máximo este projeto.
Estou pensando em adaptá-lo a minha turma!!!!


Abraços....

Fonte: Guia do Educador/ fev. 2009

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Atividades com o alfabeto e Identidade






quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Planejamento de Aula



Várias escolas possuem diferentes modos de organizar o conteúdo didático. Muitas delas preferem trabalhar com métodos prontos, como as conhecidas “apostilas”. Outras preferem escolher separadamente o livro que será usado como base para cada matéria. O que é certo, é que nem sempre esses materiais podem suprir todas as necessidades do professor.

Cada classe possui uma personalidade, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos, e alunos com dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um Plano de Aula satisfatório sempre que for necessário. À frente da classe, ele tem de ser capaz de perceber o que mais precisa ser trabalhado de forma diferente, nem que isso signifique fugir um pouco da programação do material “pré-formulado” dado pela escola.

Estrutura do plano

O profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar um plano de aula. Contudo, há certos itens básicos que devem ser observados e merecem ser seguidos. Montamos, resumidamente aqui, um esquema dividido em quatro etapas:

Escolher o tema da aula. Pois é a partir dele que todo o plano será elaborado.

Definir o objetivo e as competências que deverão ser desenvolvidas nos alunos.

Pesquisar os materiais que serão utilizados: livros, filmes, músicas, sites, sucata, tinta etc. Dependendo do nível da classe, uma bibliografia poderá auxiliar os alunos.

Criar estratégias de como e quando cada material e/ou as informações serão apresentadas ou utilizadas, para que o objetivo - no item 2 - seja alcançado com sucesso. A estratégia deve ser elaborada de forma a manter a atenção e a motivação dos alunos durante toda a aula. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado.

Fonte: http://www.futuroprofessor.com.br/plano-de-aula

©2007 '' Por Elke di Barros