terça-feira, 27 de maio de 2008

Festa Junina!!!

Atividades para se trabalhar a Festa Junina! Trabalhem, pois faz parte da nossa cultura.




quinta-feira, 22 de maio de 2008

22 de Maio: Dia do Abraço!!!

Para dar um abraço, basta abrir os braços, formar um laço e encher-se de afeto. Abraço é conforto e proteção, saudade e união, amizade e paixão. Aproveite este dia para mandar recados cheios de felicidade e alegria para as pessoas queridas. ABRAÇOS GRANDIOSOS NO DIA DO ABRAÇO!!!

Recados Para Orkut

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Desabafo!!!

Recados para Orkut


Toda semana temos nas escolas estaduais de Minas Gerais duas horas que seriam destinadas ao planejamento semanal ou trocas de experiências, trabalhos e coisas assim. Hoje fiquei pensando como as coisas são quando não se tem mais compromissos com a educação ou já entregou os pontos.

Tabalho em uma escola onde as professoras tem o dobro da minha idade e já estão aposentando. O desânimo e o cansaço bate a porta dessas mulheres que dedicaram as suas vidas a lecionar e que agora só reclamam da profissão. Será que vou ficar assim, entrei em pânico, não me imagino desanimada e falando que a educação não tem mais jeito, hoje ouvi até que o fim está próximo (o da educação, é claro). O que fazer? Me respondam? Esse tempo que seria para planejar e trocar experiências, mais parece a hora das lamentações, brigas, discussões inutéis, que só me levam a perguntar:
_ O que fazer pra não ficar assim?! Eu quero fazer a diferença, quero participar da formação de uma nova geração, quero ser feliz, quero fazer os meus alunos felizes, pois já sofrem tanto!!!!! Deus me dê forças, tô precisando... Aff desabafei!


Meio Ambiente: 5 de junho!!!

Livrinho: Meio Ambiente








segunda-feira, 19 de maio de 2008

A escola dos sonhos!!!




Ela não briga com a TV, mas a leva para a sala de aula: são exibidos vídeos de anúncios e programas e, em seguida, analisados criticamente. A publicidade do iogurte é debatida; o produto adquirido; sua química analisada e comparada com a fórmula declarada pelo fabricante; as incompatibilidades denunciadas, bem como os fatores porventura nocivos à saúde. 0 programa de auditório de domingo é destrinchado: a proposta de vida subjacente; a visão de felicidade; a relação animador-platéia; os tabus e preconceitos reforçados etc. Em suma, não se fecha os olhos à realidade: muda-se a ótica de encará-la.

Há uma integração entre escola, família e sociedade. A política, com P maiúsculo, é disciplina obrigatória. As eleições para o grêmio ou diretório estudantil são levadas a sério, e um mês por ano setores não-vitais da instituição são administrados pelos próprios alunos. Os políticos e candidatos são convidados para debates e seus discursos analisados e comparados às suas praticas.

Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo Franca de Lima, professor de História (hoje romancista e membro da Academia Brasileira de Letras). No dia da prova sobre a independência do Brasil, os alunos traziam a classe toda a bibliografia pertinente e dadas as questões, consultavam os textos, aprendendo a pesquisar.
Não há coincidência entre o calendário gregoriano e o curricular: João pode cursar a 5ª. série em seis meses ou em seis anos, dependendo de sua disponibilidade, aptidão e recursos.

É mais importante educar que instruir; formar pessoas que profissionais; ensinar a mudar o mundo que a ascender à elite. Dentro de uma concepção holística, ali a ecologia vai do meio ambiente aos cuidados com nossa unidade corpo-espírito, e o enfoque curricular estabelece conexões com o noticiário da mídia.

A escola dos meus sonhos, os professores são bem-pagos e não precisam pular de colégio em colégio para poderem se manter, pois é a escola de uma sociedade onde educação não é privilégio, mas direito universal e o acesso a ela deve ser obrigatório. Frei Beto

Atividades de Matemática!!!

Área do Conhecimento: Matemática
Eixo Temático: Tratamento da informação


sábado, 17 de maio de 2008

Atividades de Matemática!!!

Área de Conhecimento: Matemática
Eixo Temático: Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal




domingo, 11 de maio de 2008

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

DESEJO A TODAS MÃES UM FELIZ DIA!!!! QUE DEUS PROTEJA TODAS VOCÊS E A NÓS QUE AINDA NÃO SOMOS MÃES OFICIALMENTE, MAS QUE CUIDADOS DE NOSSOS ALUNOS COMO SE FOSSEM NOSSOS PRÓPRIOS FILHOS. BJS.



quinta-feira, 8 de maio de 2008

Para Todas as Mães!!!!!!!


©2007 '' Por Elke di Barros