quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

FIM DE ANO…

Que ano difícil!!! Mudei de escola, minha turma foi muito complicada, problemas de saúde com minha amada sobrinha, minha mãe e eu tb ficamos doentes, pós-graduação, casa, marido … UFA!!! Mas nada como acreditar em Deus e perseverar. Então estou aqui para dizer que este ano estive ausente do Blog, mas no próximo ano vou tentar  estar mais aqui. Gostaria então de compartilhar esta letra de música, que foi da apresentação de final de ano da minha turma.natal-bonecos

MARCAS DO QUE SE FOI

Composição: Roberto Pera e Flecha

Este ano quero paz
No meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão...

O tempo passa e com ele
Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar...

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer...(2x)

Este ano quero paz
No meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão...

O tempo passa e com ele
Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar...

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer...(4x)

 

Então… sempre caminhamos em busca de objetivos mas, nunca caminhamos sós, podemos até achar que o caminho está arduo e complicado, cheio de curvas e trepidações. Mas quando temos a certeza do que queremos e almejamos, mesmo que seja algo pequeno, mas que tenha um real valor, devemos buscar, lutar e fazer o melhor possível. Sabe por quê? Porque sempre tem alguém maior que tudo lhe observando e mas do que isso te ajudando na caminhada. Enfim, o ano termina, AGRADEÇO A DEUS pela caminhada que fiz, pelo aprendizado de vida que tive e pelo presente que recebi. Não tenho nada pra pedir de material a Deus nesse Natal, apenas saúde, paz, alegria e amor. E que no próximo ano, eu consiga colher frutos e agradecer pelo trabalho que realizarei no ano de 2010. Ficamos em PAZ, bom NATAL e um FELIZ ANO NOVO!!!!

Voltarei no ano que vem… Vou descansar…

Bjs… prô_Hérika

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Literatura Infantil

Artigo disponível em:

 http://www.sitedeliteratura.com/Noticias/2003/vitm.htm

Em minhas pesquisas para a realização de trabalhos para a pós-graduação, encontro muitos artigos interessantes sobre a aprendizagem infantil. Nesse final de semana encontrei em uma artigo, muitas citações que me chamaram a atenção sobre a importância da literatura infantil. Divido aqui com vocês. Leiam o artigo por completo, acessando o link acima.

São vários os conceitos que se tem de Literatura Infantil, dentre eles, como o referido por CUNHA, de que "(…) Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada". (apud ALVES, 2003).

ABRAMOVICH (1997, p16) ressalta "(…) Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...". Podemos, assim, começar a compreender a importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças. Ser leitor é o meio para conhecer os diferentes tipos de textos, de vocabulários. É uma forma de ampliar o universo lingüístico. Para o "contador" de histórias, cabe o prazer de interagir com a leitura ao mesmo tempo em que oportuniza este prazer para os seus ouvintes, como reafirma AROEIRA (1996, p 141) "(…) Contar histórias é uma experiência de grande significado para quem conta e para quem ouve".

Na história, a criança se projeta momentaneamente nos personagens e penetra no mundo da fantasia, vivenciando um contato mais estreito com seus sentimentos e elaborando seus conflitos e emoções. Desta maneira, ela cresce e se desenvolve. A história funciona como uma ponte entre o real e o imaginário. Como bem o explica AROEIRA, (1996, p.141), "(…) Por meio da história, a criança observa diferentes pontos de vista, vários discursos e registros da língua. Amplia sua percepção de tempo e espaço e o seu vocabulário". Ela desenvolve a reflexão e o espírito crítico, pois a partir da leitura, "(…) Ela pode pensar, duvidar, se perguntar, questionar..." (ABRAM0VICH, 1997, p. 143). Assim sendo, CAGNETI (1995, p.23.) afirma que "(…) A Literatura Infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo".

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ALVES, V. Sitedeliteratura: O conceito de Literatura Infantil; O leitor: concepção de infância; O caráter literário na Literatura Infantil. Abril 2003 <http: /www.sitedeliteratura.com/index.htm>

AROEIRA, M. ; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de pré-escola: vida e criança:brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996, p. 167.

CAGNETI, S. Livro que te quero Livro. Rio de Janeiro: Nódica, 1996, p. 23.

Bjs…

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

21 de setembro – Dia da árvore

Devemos fazer com que nossos alunos percebam a importância de cuidar das árvores e do meio ambiente em geral. Assim alguns objetivos são muito importantes para que a criança adquira esta capacidade:

· Proporcionar aos alunos uma aproximação significativa com o ambiente natural;

· Sensibilizar os alunos da importância do cultivo de plantas, pomares, etc;

· Desenvolver junto aos alunos conhecimentos empíricos sobre a flora cultivada, suas características biológicas, seus ciclos vitais, etc.;

· Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais.

Você sabia???

Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?!

Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!!!

arvoresetembro (3)arvoresetembro  arvoresetembro (52) arvoresetembro (16) arvoresetembro (11)

Bjs…

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

EU RECOMENDO!!!

OLÁ QUERIDAS AMIGAS. POSTO HOJE PARA DIVULGAR O BLOG DE ENCOMENDAS DE BOLOS E DOCES DA MINHA QUERIDA TIA ROSANA.

http://www.rosana_doces.blogger.com.br/

ACESSEM E A PRESTIGIEM…

EU RECOMENDO, POIS TUDO O QUE ELA FAZ FICA ÓÓÓÓTIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

BJS…

sábado, 5 de setembro de 2009

Dia da Independência do Brasil



Independência: Vamos sempre lutar

Nós fomos colonizados
Há muito tempo atrás
Mas a força e a coragem
Sempre tiveram cartaz
De quem queria ser livre
E não agüentava mais
Que lutou até o fim
Pra conseguir seus ideais.

O Brasil é um país
Que tem muito o que mostrar
Paisagens, belas cidades
Boas de se apreciar.

Portanto, é esse país
Que nos faz maravilhar
Que faz a gente ter sonhos
Ser corajoso e lutar
Para que a Independência
Jamais possa acabar.

Quando eu estou sozinho
Fico quieto a pensar
Naquele grito de guerra
Que sempre ouço falar
“Independência ou morte”
Que me faz arrepiar.

A vida tem coisas belas
Bonitas de se mostrar
Vamos ser todos amigos
Pra que possamos falar
E numa corrente de vida
Nos una a nos abraçar
E nunca deixar a Independência
Das nossas mãos escapar.

Não deixemos que a violência
Possa nos escravizar
Também das drogas não vamos
Querer nos aproximar.

Pois elas têm o poder
De a pó nos rebaixar
E destruir todos os sonhos
Que querem realizar.

Portanto, somos valentes
Temos muita eficiência
Não vamos deixar a nossa pátria
Nunca entrar em decadência
Para que vivamos sempre
O Dia da Independência.



de Itamar Benedito da Silva

Fonte: http://www.mundojovem.com.br/poema-patria-25.php




quarta-feira, 26 de agosto de 2009

IV Seminário de Formação de Gestores em Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

Começou nesta segunda-feira (24) o 4º Seminário de Formação de Gestores em Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O evento, realizado em parceria com o MEC, está acontecendo no Palace Hotel, com participação de educadores de todo o estado. Durante toda a semana haverá palestras, oficinas e debates sobre o tema.

A abertura, pela manhã, teve desfile da banda marcial Carlos Antônio Bonazzi Júnior, da Apae, em frente ao hotel. Estiveram presentes o prefeito Paulo César Silva, a vice-prefeita Gláucia Boaretto, a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, a consultora da Organização dos Estados Íbero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura, da Secretaria de Educação Especial do MEC, Daniela Lobo D’Ávila, e outras autoridades.

“Poços de Caldas é uma referência em educação inclusiva”, destacou o prefeito. “Não só pelos laboratórios que temos nas escolas da rede municipal mas também pelo fato de Poços ser a primeira cidade do Brasil a colocar cuidadores na sala de aula para aqueles que necessitam de atendimento o tempo todo. A inclusão é um direito da criança e da família. Temos que nos adaptar para isso”.

Em Poços, há três escolas que atendem os portadores de necessidades especiais. “Temos a Apae, a escola municipal Tarso de Coimbra, para os portadores de deficiência auditiva, e a Helen Keller, que atende os portadores de deficiência visual”, informou a secretária de Educação.

Fonte: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/noticias/educacao/seminario_discute_educacao_inclusiva_200908244474/

Estou participando deste seminário e assisti este vídeo na oficina de Psicomotricidade do professor Pedro Mendes. Assistam e tirem suas próprias conclusões.



E aí você consegue se levantar??
Bjs... E até a próxima!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Atividades sobre a Gripe Suína

Retirado do site: http://www.smatkids.com.br

dicas-de-prevencaosintomas-da-gripe-suina

Gripe Suína

Estamos na expectativa de voltar as aulas, será decidido hoje na cidade de Poços de Caldas se voltaremos na segunda-feira dia 10 de agosto. Para tanto, precisamos saber o que falar para nossos alunos, pois vocês sabem que é uma corrente. Aqui vai algumas informações importantes sobre a Gripe Suína:

 

CUIDADOS E PROVIDÊNCIAS PARA CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO POR INFLUENZA A - (H1N1)

Dr. Antoine Honain

SINTOMAS - febre, letargia, falta de apetite, tosse seca ou produtiva e, em alguns casos, coriza, garganta seca, dor de cabeça, náusea e vômito.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Higienizar frequentemente as mãos;

Obs. Sempre que tossir ou espirrar, lave imediatamente as mãos.

•Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

•Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

•Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

•Evitar tocar superfícies com luvas ou outro EPI contaminados ou com mãos contaminadas;

•Não compartilhar roupas, copos, ou outro item individual;

•Reduzir o contato físico interpessoal, como abraços, beijos e apertos de mãos.

•Não se encaminhar para locais em que haja aglomeração de pessoas;

•Em centros de saúde ou hospitais, circular dentro dos mesmos usando os EPI, como máscaras, mas remover imediatamente após saída das salas ou isolamentos;

•O uso de máscaras só deve ser considerado no caso de trabalhador portador de alguma condição não-contagiosa que possa torná-lo especialmente sensível ao contágio da gripe;

•Monitorar profissionais da empresa, colaboradores, pacientes e visitantes quanto à importância da higienização das mãos, com água e sabão, preparação alcoólica e/ou antissépticos degermantes, germicidas.

Outras informações acesse:

• Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

• SVS: www.saude.gov.br/svs

• ANVISA: www.anvisa.gov.br

Ou ligue:

Disque saúde: 0800 61 1997

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia dos Pais!!!


Segundo o site Wikipédia o Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais

sábado, 18 de julho de 2009

Saudades!!!!!

Olá!!! Que saudades do meu cantinho!
Fiquei sumida por algum tempo, mas agora vou tentar postar sempre que possível.
Este ano estou muito atarefada, com uma turma de 3º ano muito díficil que toma muito do meu tempo e disposição!

Obrigada a todas as pessoas que passaram por aqui e deixaram seus recadinhos e presentinhos.
Obrigada mesmo!

Um grande abraço!
Fiquem com Deus....

terça-feira, 10 de março de 2009

Projeto Arca de Noé: O leão


PARA O MURAL DA SALA: TEXTO INFORMATIVO

O LEÃO


O leão, membro da família dos Felídeos, tem o corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. Em média pesa cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura. O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica. Os machos adultos de leão podem chegar a ser cerca de 50% maiores que as fêmeas. A juba os faz parecer ainda de maior tamanho. O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer. Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.
Os leões caçam animais grandes, como antílopes, girafas e zebras. A técnica empregada consiste em espreitar primeiro a presa e, quando esta encontra-se a uma distância adequada, persegui-la em grande velocidade para derrubá-la numa carreira na qual podem alcançar os 85 km/h.


Projeto Arca de Noé: Vinicíus de Moraes

O Leão

Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês.

Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda.

Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto.
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro.
Leão na caça diurna
Saindo a correr da furna.
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus que te fez ou não?

O salto do tigre é rápido
Como o raio; mas não há
Tigre no mundo que escape
Do salto que o Leão dá.
Não conheço quem defronte
O feroz rinoceronte.
Pois bem, se ele vê o Leão
Foge como um furacão.

Leão se esgueirando, à espera
Da passagem de outra fera . . .
Vem o tigre; como um dardo
Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranqüilo
O leão fica olhando aquilo.
Quando se cansam, o Leão
Mata um com cada mão.

Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

1º Entregar a leitura para as crianças, pedir que leiam silenciosamente, depois com o cartaz com a poesia leia para eles com entonação, enfatizando os sinais de pontuação.
2º Pode-se fazer um jogral da maneira que achar melhor.
3º Eu utilizei o poema para trabalhar a sílaba ão: circule as palavras que terminem com ão.
4º Lista de palavras pesquisadas pelos alunos em casa: recortes em jornais e revistas.
5º Separação de sílabas.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Projeto Arca de Noé: Vinicíus de Moraes

Comecei um projeto baseado no post anterior.
O projeto foi batizado como "Arca de Noé: Vinicíus de Moraes".
O primeiro passo foi a apresentação da história utilizando os recursos gráficos abaixo (fantoches de palito).
O segundo foi a interpretação da história através de desenhos.




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Guia do Educador: Projeto Especial






Vejam que máximo este projeto.
Estou pensando em adaptá-lo a minha turma!!!!


Abraços....

Fonte: Guia do Educador/ fev. 2009

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Atividades com o alfabeto e Identidade






quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Planejamento de Aula



Várias escolas possuem diferentes modos de organizar o conteúdo didático. Muitas delas preferem trabalhar com métodos prontos, como as conhecidas “apostilas”. Outras preferem escolher separadamente o livro que será usado como base para cada matéria. O que é certo, é que nem sempre esses materiais podem suprir todas as necessidades do professor.

Cada classe possui uma personalidade, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos, e alunos com dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um Plano de Aula satisfatório sempre que for necessário. À frente da classe, ele tem de ser capaz de perceber o que mais precisa ser trabalhado de forma diferente, nem que isso signifique fugir um pouco da programação do material “pré-formulado” dado pela escola.

Estrutura do plano

O profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar um plano de aula. Contudo, há certos itens básicos que devem ser observados e merecem ser seguidos. Montamos, resumidamente aqui, um esquema dividido em quatro etapas:

Escolher o tema da aula. Pois é a partir dele que todo o plano será elaborado.

Definir o objetivo e as competências que deverão ser desenvolvidas nos alunos.

Pesquisar os materiais que serão utilizados: livros, filmes, músicas, sites, sucata, tinta etc. Dependendo do nível da classe, uma bibliografia poderá auxiliar os alunos.

Criar estratégias de como e quando cada material e/ou as informações serão apresentadas ou utilizadas, para que o objetivo - no item 2 - seja alcançado com sucesso. A estratégia deve ser elaborada de forma a manter a atenção e a motivação dos alunos durante toda a aula. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado.

Fonte: http://www.futuroprofessor.com.br/plano-de-aula

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

SELINHO DA PAZ!!!

Recebi este selinho da querida amiga Edilene do blog: (http://criaresonhar.blogspot.com/).

Os blogs amigos que receberem este selinho devem postá-lo junto com uma mensagem de paz. Em seguida deixam um comentário. Depois é só convidar outros blogueiros para participarem dessa corrente tão significativa e bonita. Então... SEJAMOS PAZ!!!!

Sementes de Paz

Muitas sementes procure espalhar
em toda a Terra, por todo o lugar...
Sementes de amor, de solidariedade,
Sementes de paz, compreensão e bondade.

Algumas sementes não irão vingar,
mas muitas outras irão desabrochar,

formando no mundo ideal comunidade,

onde para todos haja paz e felicidade!


de Sueli Bittencourt

Meu comentário: Busquemos transmitir paz em todos os momentos de nossas vidas, evitem brigas e sempre transforme uma dor em um aprendizado. Cada um fazendo a sua parte o mundo ficará melhor.

Passo este selinho de paz a:
http://educadorasim.blogspot.com/
http://projetoscomarte.blogspot.com/
http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com/
http://jesusminharocha.blig.ig.com.br/

ENTÃO FIQUEM NA PAZ!!!!!
BJS...


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Caderno de Comunicados!!!!

1) CAPA E RECOMENDAÇÕES




2) PARA O CADERNO DOS MENINOS


3) PARA O CADERNO DAS MENINAS
4) HORÁRIO E EQUIPE ESCOLAR



Calendário!!!!

Fiz este calendário de 2009 para utilizarmos durante o ano. Ficou lindo!!!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Capas dos Cadernos de 2009!






terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Voltei!!!


Olá queridas amigas e amigos!!!! Estive ausente esses dias pois precisava descansar.
Queria agradecer as amigas que passaram por aqui e deixaram recadinhos e mimos.


São eles:




1º Que recebi das amigas Edilene (http://criaresonhar.blogspot.com/) e Vivi (http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com/)


2º Recebi este selinho de uma nova amiga Dani do blog (http://jardimdatiadani.blogspot.com/)
Como fiquei muito tempo sem postar percebi que todas as pessoas que eu gostaria de homenagear já receberam os selinhos. Então deixa para a próxima vez.

Bjs...

©2007 '' Por Elke di Barros