domingo, 29 de junho de 2008

Festa Julina!!!!! Dia 5 de julho!!!!

Este ano na escola em que eu trabalho, íremos realizar festa julina. Então irei aproveitar esta última semana de aula para realizar trabalhos manuais e que enfatizem a importância da cultura e do folclore em nossa vida. Como tenho alunos de diferentes religiões, será uma ótima oportunidade para trabalhar esse tema sem cair direto nas comemorações religiosas. Tentarei postar alguns trabalhos.

Bjs....

Festa Popular Brasileira (Festas Juninas)



De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.



©2007 '' Por Elke di Barros