domingo, 6 de abril de 2008

Projeto: Incentivando a Leitura




Clientela: Alunos 2° ano do ensino fundamental


Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros





Justificativa


Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmera maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.





Objetivos


* Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.


* Tornar a leitura um ato prazeroso.


* Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.


* Estimular os alunos a participar ativamente biblioteca itinerante.


* Estimular a interpretação textual.





Desenvolvimento


Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.






Conteúdos Atitudinais


O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , discutindo-os com os filhos.






Procedimentos Metodológicos


O projeto utilizará livros obtidos pelos alunos ou a professora criará uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a biblioteca itinerante dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura, ou responderam perguntas de interpretação de texto.





Recursos


Livros para leitura, poesias e textos informativos.





Avaliação


A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.



Sinceramente, peguei esse projeto a algum tempo atras e agora não sei onde foi. Se alguém souber, por favor me avise que darei,os créditos. Bjs ...

©2007 '' Por Elke di Barros