quarta-feira, 30 de abril de 2008

Níveis da Escrita e Leitura!!!

Dicas para os Níveis Conceituais

1. Pré -Silábico:



  • Trabalhar com nomes próprios;

  • Alfabeto móvel( montar palavras de alguma poesia já conhecida pelos alunos);

  • Escrita espontânea '' listas''( frutas, animais, objetos...);

  • Sequência alfabética;

  • Quebra-cabeça de palavras( nomes, frutas, animais...);

  • Recorte e colagem de palavras;

  • Rótulos;

  • Parlendas e quadrinhas;

  • Observaçao de quantidade de letras entre palavras grandes e pequenas.

2. Silábico :



  • Quebra-cabeça com palavras( poesias,parlendas. ..);

  • Jogo da memória;

  • Trabalhar palavras chaves, contar letras e sílabas;

  • Jogo da forca;

  • Bingo de palavras;

  • Alfabeto móvel;

  • Receitas;

  • Escrita espontânea;

  • Músicas, poesias, adivinhas;

  • Dicionário ilustrado.

3. Silábico -Alfabético:



  • Textos coletivos;

  • Acrósticos;

  • Cruzadinhas;

  • Caça-palavras;

  • Textos, músicas,parlendas, quadrinhas fatiados.

4. Alfabéticos:



  • Textos coletivos;

  • Escrita e leitura de textos diversos;

  • Cruzadinha com desafios, bilhetes, montar livro com estrofes de poesias;

  • Notícias;

  • Criar histórias a partir de outras.


Uma atividade legal tbm é o ditado(de criança para criança), onde podemos trabalhar as duplas produtivas.


Duplas Produtivas


  • Pré-silábicos com silábicos com valor

  • Silábicos com silábicos alfabéticos

  • Silábicos com alfabéticos.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Atividades para o Dia das Mães!!!

Clique na imagem para ampliá-la!!!



Dia das Mães!!!!

Feito com palitos de sorvete, tinta guache, prendedor e apliques em E.V.A.




Fonte: sites da Internet, albuns do Picassa, mas não sei os endereços.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Atividades para crianças com Dislexia!!!

Segue abaixo algumas atividades para crianças com dislexia! Espero que aproveitem.
Se tiverem curiosidades de ver mais atividades, clique no título dessa postagem e vá direto na fonte, OK?

Clique na imagem para ampliá-la!!!



terça-feira, 22 de abril de 2008

O que é Dislexia????


Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas. Esses são alguns sinais de dislexia. Mas não se trata de uma doença, mas de uma característica genética, configurada entre a 16a e a 24a semana de gestação do feto.
"A dislexia é uma disfunção cerebral localizada na área da linguagem e por isso afeta a fala, a leitura e a escrita", esclarece a psicóloga Mônica Bianchini, da Associação Brasileira de Dislexia.
Os sintomas da dislexia são iguais para crianças e adultos. A diferença é que, na infância, o distúrbio é acentuado e pode ser identificado mais facilmente, considerando que a criança irá apresentar dificuldades na fase de aprendizagem e alfabetização.
"Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, melhor. Como a pessoa geralmente não sabe que sofre do distúrbio isso acaba afetando a sua auto-estima", avalia Mônica. "Por não entender o que acontece, muitos disléxicos adultos se sentem inferiores, largam os estudos ou até recusam cargos importantes nas empresas."
Vale lembrar que não existe cura nem forma de prevenir a dislexia. "O tratamento, baseado em técnicas de escrita e leitura, vai estimular o cérebro a entender as letras de forma mais adequada. A redução do distúrbio nos pacientes é de 70% a 80%", explica a psicóloga da ABD.
Conheça os principais sintomas da dislexia:
  • Dificuldade de leitura e escrita;

  • Problemas para soletrar e para nomear objetos e pessoas;

  • Memória imediata prejudicada;

  • Confusão entre os lados direito e esquerdo;

  • Complicações para aprender a segunda língua;

  • Dificuldade para organização geral;

  • Comprometimento emocional.


Fonte: Associação Brasileira de Dislexia (ABD)

Volteeiiii!!!!!!!


quarta-feira, 9 de abril de 2008

Biografia: Monteiro Lobato!!!

Clique na imagem para ampliá-la!!!


obs: Sinceramente não sei onde arrumei esses desenhos e atividades! Me desculpem. Se alguém souber me passe um recadinho que darei os devidos créditos!!! Bjs ...



Posted by Picasa

terça-feira, 8 de abril de 2008

Estudo do Texto e Produção Textual!!!

Clique na imagem para ampliar!!!

Fonte: http://picasaweb.google.com.br/professoracarolina


Posted by Picasa

Monteiro Lobato!!!

Irei postar á partir de hoje, algumas atividades, curiosidades e desenhos sobre esse maravilhoso mundo do Sítio do PicaPau Amarelo. Espero que gostem e aproveitem. Bjs...
Clique na imagem para ampliar!!!



Posted by Picasa

Projeto Monteiro Lobato (Educação Infantil)

PROJETO MONTEIRO LOBATO

Turma: Pré II Idade: 5 anos




Introdução
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.



JUSTIFICATIVA
Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.




Problemática
Nossos alunos gostam muito de historias e desenhos. Por isso resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.


Objetivos
* Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras;
* Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
* Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade; * Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
* Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.




Desenvolvimento
1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Biografia;
- Quebra-cabeça;
- Músicas.
2.Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária;

3.Confecção de um livro gigante:
- Produção coletiva;


Conteúdos integrados
* Seqüência numérica e quantificação;
* Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
* Alimentos e animais;




Avaliação
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portfolio.


Bibliografia
Livro: Reinações de NarizinhoDvd: Reino das águas clarasRevista: Professoras de educação infantil (abril 2006)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

13 de Abril: Dia do Hino Nacional!!!

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela primeira vez no dia 13 de abril de 1831.









domingo, 6 de abril de 2008

Projeto: Incentivando a Leitura




Clientela: Alunos 2° ano do ensino fundamental


Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros





Justificativa


Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmera maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.





Objetivos


* Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.


* Tornar a leitura um ato prazeroso.


* Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.


* Estimular os alunos a participar ativamente biblioteca itinerante.


* Estimular a interpretação textual.





Desenvolvimento


Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.






Conteúdos Atitudinais


O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , discutindo-os com os filhos.






Procedimentos Metodológicos


O projeto utilizará livros obtidos pelos alunos ou a professora criará uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a biblioteca itinerante dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura, ou responderam perguntas de interpretação de texto.





Recursos


Livros para leitura, poesias e textos informativos.





Avaliação


A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.



Sinceramente, peguei esse projeto a algum tempo atras e agora não sei onde foi. Se alguém souber, por favor me avise que darei,os créditos. Bjs ...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Oba! Terça-feira!!!

Recados e Imagens - Terça Feira - Orkut

Dedoches!!!

Bjs! ...

Atividades Divertidas!!!




Espero que gostem e aproveitem!!! Bjs ...

Mais desenhos sobre índios!!!





APROVEITEM!!! BJS...

Índios!!!




©2007 '' Por Elke di Barros